MPI 2019 – Insights da Palestra “Gestão de Pessoas na Era Digital”.

As mudanças trazidas pelo crescente avanço tecnológico impactam fortemente as relações humanas. É importante, portanto, que empresas e suas lideranças estejam atentas a esse novo cenário. Esse foi o tema da palestra de Yuri Lazaro, coordenador do Certificate em Project Management da Business School São Paulo, na 14a. edição do Congresso da Micro e Pequena Indústria – MPI 2019, promovido pelo DEMPI – Departamento da Micro, Pequena, Média Indústria, da FIESP.

Em sua exposição, Lazaro ressaltou que uma das grandes causas da mortalidade das empresas é a falta de engajamento de seus funcionários e consumidores. Vivemos uma época de crise de lideranças. Quando as pessoas abandonam uma empresa, na verdade elas estão abandonando seus líderes, que não souberam converter conflitos em cooperação.

Quanto mais mergulhamos na era digital, quanto mais automatizados se tornam os processos, mais o diferencial das empresas estará no fator humano. O verdadeiro líder é aquele que sabe disso, e cria mais pontes e menos muros. Foca no engajamento e nas pessoas.

Serão vencedoras as empresas que pararem de olhar para o dia a dia, e começarem a se preocupar em criar valor de longo prazo. Despertar o senso de comunidade. Para isso, importará menos o “what” (o que fazer) ou o “how” (como fazer), e mais o “why” (porque fazer). Ou seja, o foco estará no propósito da empresa; o que a move.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *