Este é o último post da série reunindo insights obtidos durante as palestras e painéis do Congresso da Micro e Pequena Indústria – MPI 2019. Desta vez, abordamos a apresentação de Juliana Sztrajtman, gerente de categorias para varejo da Amazon, no painel “Indústria – Relacionamento com o Varejo”.
Estar presente em marketplaces como a Amazon é cada vez mais estratégico para empresas de todos os portes, permitindo a ampliação dos seus canais de contato seu público-alvo. Segundo Juliana, para que essa estratégia tenha sucesso, todos os envolvidos nesse processo – indústria, varejo, canais – devem estar a serviço do consumidor, daquilo que ele precisa. É isso que deve orientar o passo a passo de qualquer projeto.
Ser obcecado pelo cliente, e não pelo concorrente.
A obsessão pelo cliente é uma das diretrizes estabelecidas pelo fundador, presidente e CEO da Amazon, Jeff Bezos, desde a criação da empresa. Para ele, o importante sempre foi preocupar-se com os clientes, não com os concorrentes. Afinal, é com seus clientes que a Amazon se relaciona no dia a dia, e eles só se manterão fiéis enquanto forem surpreendidos com qualidade, inovação e o melhor serviço.
Se isso vale para a Amazon, vale para todas as empresas.
Confira um pouco mais no video abaixo.